Conheça a Fantástica Carmo do Rio Claro
A cidade de Carmo do Rio Claro, localizada no estado de Minas Gerais, surpreende os visitantes com suas paisagens exuberantes.
Rodeada com água em três de seus lados e a quase 380km da capital mineira, é quase uma ilha em meio o Lago de Furnas.
A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras e montanhas com vistas encantadoras, além das águas esverdeadas do Lago de Furnas. Carmo do Rio Claro possui a maior área alagada de Furnas e pode ser considerada, para os pescadores, o paraíso do Tucunaré.
Veja o vídeo de reportagem sobre nossa região:
Conheça melhor
A Ponte Torta, que fica sobre o lago, é um dos pontos preferidos dos apreciadores da pesca esportiva. Já as Cachoeiras da Água Limpa, da Alegria e Santa Quitéria proporcionam momentos de relaxamento e prazer.
A casa na Fazenda Água Limpa, que foi construída por volta de 1823, ainda mantém suas características originais, como o chão que ainda está com a madeira da época. A casa é cuidada por Dona Toninha, uma senhora que tem todo um amor pela casa, e cuida com muita dedicação de várias relíquias da família. É um delicioso passeio de volta ao passado!
Encontramos uma variedade de costumes e tradições, que os moradores têm prazer em preservar. A tecelagem de toalhas, mantas e cobertores faz parte do artesanato da cidade e propiciam aos visitantes encontrarem peças exclusivas. Os doces bordados são outra tradição do município.
Os Carmelitanos, como são chamados os moradores da cidade, se encarregam de oferecer uma hospedagem acolhedora. Ao fundo do bem cuidado e charmoso Hotel Varandas da Montanha avista-se a Serra da Tormenta – 1.287 m de altitude. A serra leva esse nome devido atrair fortes tempestades e muito raios, mas em dias claros reserva um espetáculo de beleza natural. Ela guarda também duas igrejas: a Capela da Nossa Senhora Aparecida, no topo da montanha e a Capela de Nosso Senhor dos Passos, bem no princípio da trilha.
A Serra da Tormenta possui locais para a prática de voo livre ou parapente. Para os turistas apreciadores de aventuras não faltam atrativos! Outras atividades oferecidas são trekking, mountain bike, rapel, montanhismo e cavalgada.
O Museu do Índio, bem no centro da cidade, apresenta mais de mil peças indígenas preservadas pelo artesão Antônio Adauto Leite, que desde 1954 mantém o maior museu particular de peças indígenas do estado de Minas. O lugar conta um pouco da importante história dos índios Cataguases, que foram totalmente dizimados pelos portugueses. Segundo ele, estima-se que mais de um milhão e duzentos mil índios foram mortos e expulsos de suas terras. Peças para cortar e afiar, pratos, urnas funerárias, além de restos mortais estão guardados de maneira preciosa. A entrada para o Museu é totalmente gratuita.
O Museu particular Carlota Pereira da Silva retrata arte e costumes de Carmo do Rio Claro e seus habitantes. Ele desempenha um papel educativo e de conscientização popular para o aprimoramento da identidade Carmelitana, acervando objetos ligados ao cotidiano do século XX e dos anteriores.